top of page

Oficinas

            Através da identificação com cada elemento, os participantes das oficinas de hip hop serão estimulados a desenvolver suas capacidades artísticas e o seu potencial crítico intensificando assim possibilidades de expansão da cultura.

           O publico alvo das oficinas são jovens negros (as) com faixa etária entre 13 e 19 anos, oriundos de comunidades periféricas do recôncavo. Serão ofertadas 20 vagas para cada oficina, com duração de 04 horas cada.

 

  • Oficina de Mestre de Cerimônia (MC) - Esta oficina será ministrada pelo MC Jorge Hilton da cidade de Salvador. A mesma propõe realizar diálogos abertos acompanhados com atividades lúdicas como brincadeiras musicais, conto de histórias e produção de rimas, que estabelecerão inquietações sobre as realidades vividas pelos jovens. Estas atividades buscarão elevar a autoestima dos indivíduos conduzindo-os a refletir por meio de provocações, fortalecendo assim o encontro com uma perspectiva sócio educativa através da linguagem musical do rap. Nesta oficina, serão utilizados elementos de cunho social que interajam construtivamente com as relações de aprendizado entre o educando e o educador através da arte rimada.

 

  • Oficina de Disco-Jóquei (DJ) – Esta oficina será ministrada por Eder Moreira Souza (DJ Jarrão) da cidade de Salvador. Através desta oficina, pretende-se capacitar os participantes por meio da utilização das técnicas de mixagens musicais desenvolvidas em atividades teóricas e praticas. Nesta oficina, realizar-se-á uma explanação com o intuito de introduzir os indivíduos no contexto histórico da arte do DJ, bem como, apresentar a estes os métodos de utilização de cada equipamento eletrônico, de modo que estes adquiram um conhecimento básico que favoreça o posterior desenvolvimento das atividades praticas. Sendo assim, por meio da experimentação utilizando equipamentos eletrônicos musicais como, disco de vinil, toca discos, mixer e programas virtuais, os participantes aprenderão a utilizar as técnicas e manuseios dos equipamentos para o exercício da atividade.

 

  • Oficina de Dança - Esta oficina tem o intuito de formar dançarinos (as) do hip hop (b.boys e b.girls) por meio de atividades teórico práticas. Esta oficina será ministrada por Jadson Sousa (B. Boy MK) da cidade de Cruz das Almas, esta busca fundamentalmente estimular a formação critica dos indivíduos por meio da dinâmica corporal em consonância com a realidade cotidiana. Neste aspecto, utilizando-se de movimentos próprios desta arte, os participantes serão incentivados por meio de exercícios corporais a refletir e expressar possibilidades de mudança da realidade na qual estão inseridos. Os passos e coreografias desenvolvidos nesta oficina visam transmitir a expressividade de cada individuo de acordo com sua capacidade e sua percepção social.

 

  • Oficina de Grafite – Esta oficina buscará por meio de atividades lúdicas, desenvolver o conhecimento das artes plásticas que são expressas nas ruas, apoiando-se na dualidade entre sala de aula e os muros da cidade. Utilizando-se dos traços e pinturas característicos desta arte, os participantes poderão na oficina desenvolver exercícios teórico-práticos através do conhecimento das técnicas de pintura que são produzidas pelos grafiteiros. Por ser uma arte que surgiu como forma de protesto visual, a oficina de grafite permitirá aos participantes compreender e desenvolver formas de expressar a realidade em que vivem através da arte visual do grafite. Esta oficina será ministrada pelo grafiteiro Marcos Souza (Prisk) da cidade de Salvador.

bottom of page